Mafalda: Feminino Singular

by - 14:49

Em 19 de Fevereiro foi lançado pela editora espanhola Lumen o livro "Mafalda: Feminino Singular", com 140 páginas expõe quadrinhos da Mafalda que apoiam o feminismo. A nossa poderosa personagem, criada pelo cartunista argentino Quino, aparece em ilustrações humoradas que surgiram por volta dos anos 60, atravessam as gerações em jornais, provas de linguagens, gramática, livros de português, e-books, um filme etc. O Dia Internacional da Mulher aconteceu em 8 de Março e vemos na Mafalda um exemplo de empoderamento, Mafalda completa 55 anos este ano, 2019.

Acima temos uma das tirinhas do livro Mafalda: Feminino Singular, ainda em espanhol que ao traduzirmos ficaria:
"– Vamos brincar que somos duas mulheres como minha mãe e a sua, não é?
– Isso, e que nos encontramos para tomar chá e falar como elas falam das outras mulheres
– Bom...
– Vejamos... quem diz a primeira bobagem?"
A personagem faz uma sátira ao mau hábito de mulheres que falam mal de outras, ao invés de estarem narrando sobre sua própria vida e/ou apoiando o sexo feminino em suas conquistas. A obra ainda permanece em espanhol.

Quino, ou também Joaquín Salvador Lavador (86) pensador, historiador gráfico, cartunista recebeu o prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidade 2014, publicou histórias, dentre estas a de Mafalda entre 1964 a 1973 e que desde então ainda são lidas. Mafalda, garota de 6 anos, além da família tem como amigos Susanita, Miguelito, Malonito, Libertad e Felipe. Ama ler, se interessa por direitos humanos, a paz, panquecas e os Beatles. Odeia armas, James Bond, a guerra e tomar sopa. É reconhecida em mais de 30 países, participou de campanhas publicitárias, foi estampada em selos e cartões-postais. No Brasil temos "Mafalda" do volume 1 ao 11, além de "Mafalda Inédita" e todas suas tirinhas reunidas em "Toda Mafalda". Está disponível em e-book no Kindle e temos o seu filme completo no YouTube!
"Rápido amigos! Acontece que se não começarmos a mudar o Mundo,
 depois é o Mundo que muda a gente!" – Mafalda
Escultura de Mafalda no bairro de San Telmo, Buenos Aires – Argentina.

You May Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!