You: um espelho da realidade

by - 22:06




You (2018) é uma série baseada no livro de Caroline Kepnes que está sendo produzida pelo canal Lifitime, nela é contada a história de Joe um homem de trinta e poucos anos que gerencia uma livraria e a de Beck uma mestranda que tem o sonho de se tornar escritora. Os dois se conhecem quando ela visita a livraria e infelizmente atrai a atenção de Joe, a partir disso ele se torna obcecado por ela e os dois desenvolvem um relacionamento amoroso baseado em abusos e mentiras.

Um dos pontos fortes dessa série é a narrativa detalhada e subjetiva feita a partir da perspectiva de Joe, que nos entrega de bandeja os seus pensamentos mais profundos. Essa questão gera um vínculo afetivo entre o personagem e o telespectador, pois além de explorar sua mente estamos fazendo isso sob sua ótica, o que consequentemente faz com que nós também sejamos manipulados por ele. Por isso é comum a tentativa de justificar o seu comportamento ou torcer por sua mudança.

Porém, isso não é mérito apenas do Joe e de seus criadores, já que nós mulheres somos ensinadas a perdoar o sexo masculino e modificá-lo através do amor caso seja preciso. Livros, filmes, músicas e séries nos fazem crer que os bad boys podem se tornar príncipes encantados se as mulheres se esforçarem o bastante para mudá-los. Desde a infância é nos jogado a responsabilidade, baseada em ilusões, de transformar meninos em homens, agressores em cavalheiros e psicopatas em príncipes.

Acredite ou não, esse clichê ficcional impacta na vida de mulheres reais, que acreditando estar salvando o seu relacionamento buscam inutilmente transformar o abusador. Obviamente isso ocorre porque vivemos em uma sociedade machista que nos ensina que o amor a tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Essa ilusão arcaica está mudando com os tempos e séries como You ajudam a enxergar essa realidade dura e cruel, que em um país como o Brasil faz com que a cada 7 segundos uma mulher seja vítima de violência física.

You May Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!