Chimamanda Ngozi Adichie: Sejamos todos feministas

Sinopse: O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Eis as questões que estão no cerne de Sejamos todos feministas, ensaio da premiada autora de Americanah e Meio sol amarelo.
Páginas: 24
Companhia das Letras

Seu conselho – disse, balançando a cabeça com um ar de consternado – era que eu nunca, nunca me intitulasse feminista, já que as feministas são mulheres infelizes que não conseguem arranjar marido. Então decidi me definir como ‘feminista feliz’”.

Quantas vezes não escutamos este estereótipo a respeito do movimento feminista no Brasil? Agora temos uma ótima noção sobre como o estereótipo é reproduzido pelo mundo a fora, em muitos outros países e por tantas outras culturas. O livro, apesar de pequeno, traz uma pequena “aula” do que seria o movimento feminista e as pautas que o próprio aborda. Quer conhecer mais sobre o movimento? Chimamanda poderá lhe ajudar.

O livro, na verdade, é uma versão modificada sobre uma palestra que a própria ministrou em dezembro de 2012 no TedxEuston, conferência anual com foco na África. Apesar de se tratar de relatos de um outro país, é perceptível que os mesmos relatos não estão tão distantes assim daqueles que tratamos na nossa cultura Brasileira.

De qualquer forma, já que o feminismo era antiafricano, resolvi me considerar ‘feminista feliz e africana’. Depois, uma grande amiga me disse que, se eu era feminista, então devia odiar os homens. Decidi me tornar uma ‘feminista feliz e africana, que não odeia os homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens’".

Chimamanda traz diversos relatos de sua cultura sobre como a mulher é tratada, ou melhor, dizendo, não é tratada. A indiferença existente sobre o potencial feminino, o alerta existente entre a população homem de que não há nada de errado, a forma como as crianças estão sendo criadas (a masculinidade sendo colocada como uma bolha frágil que precisa ser provada a todo custo).

Sejamos todos feministas é um compilado das ideias feministas que tanto assustam a população, desengavetando os estereótipos, analisando a forma que a sociedade vem se transformando e como isso tem refletido em si mesmos. As questões de gêneros são tratadas de forma curta e simples, mas com muito significado.

You May Also Like

1 comentários

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!