O jornalismo do século XXI

by - 20:30



Follow This (2018), série documental da Netflix, é uma parceria entre a plataforma de serviço streaming e o Buzzfeed, site de notícias e entretenimento que surgiu em 2006 nos Estados Unidos. O objetivo do seriado é mostrar os bastidores da produção de reportagem do jornal, onde em cada episódio é abordado uma temática na qual o repórter irá apurá-la por diversas perspectivas.

Acredito que a série tem a identidade do Buzzfeed, pois contém uma linguagem jovem, aborda temas polêmicos e inusitados ao mesmo tempo em que problematiza questões atuais, como acontece no primeiro episódio da terceira temporada quando a repórter Scaachi, do Buzfeed EUA, investiga os robôs sexuais e como isso afeta as mulheres.

Outro ponto interessante é o formato dos episódios, pois sinto que junto com o repórter vamos conhecendo a fundo sobre aquele determinado assunto, já que ele entrevista várias fontes e trata a temática por diversas óticas, resgatando uma característica clássica do jornalismo: a neutralidade. Ao mesmo tempo que também traz a subjetividade, visto que os jornalistas dão opiniões e discutem o conteúdo com os entrevistados e seus colegas de redação.

Com isso, a série cumpre o mesmo papel que o site, com um conteúdo dinâmico ela prende o telespectador inquieto e impaciente, que busca se informar de forma rápida, mas ao mesmo tempo interativa, explanando a nova face do jornalismo do século XXI.

You May Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!