Maquiagem é politica

by - 20:45

Creio que todos saibam que a indústria de maquiagem é estabelecida em cima de um padrão de beleza que massacra as mulheres, mas eu nunca tinha parado para pensar como esse padrão é racista até me deparar com os vídeos do maquiador Tássio Santos, que é dono do canal no youtube “Herdeira da Beleza”, onde aborda principalmente  o processo de maquiagem para peles negras e as dificuldades de encontrar bases de qualidade no mercado e que tenham uma boa variedade de tons. O maquiador também faz questão de deixar claro que isso é consequência de uma indústria que beneficia apenas mulheres brancas.  

Outro ponto que Tássio aborda em seus vídeos é como esses padrões descaracterizam o rosto das mulheres fazendo com que todas suas feições fiquem iguais de acordo com a tendência do momento. A moda atual dita: lábios carnudos, contorno marcado e sobrancelha grossa. Ele nomeia esse fenômeno como uma “kardashianização dos rostos”, pois foi o clã Kardashian que popularizou essas técnicas que tem feito sucesso entre as blogueiras e o público.

O contorno em especial é uma das grandes críticas do maquiador, a técnica que inicialmente busca ressaltar as sombras do rosto que foram apagadas pela base e pó, acaba se tornando instrumento para afinar as feições e perder os traços negroides (termo usado pelo próprio Tássio) que são fruto de uma sociedade miscigenada. Obviamente não é porque uma pessoa utiliza a técnica de contorno que é automaticamente racista, mas isso significa que ela sofre influencia de um sistema que é preconceituoso e que põe o rosto branco de traços finos como um padrão que tem que ser alcançado independente de suas feições.

Dessa maneira, Tássio além de incentivar suas clientes a manter as formas naturais do rosto e mesmo assim continuarem lindas, ainda utiliza seu espaço como maquiador e influencer para disseminar o conhecimento e construir um debate sobre um tema tão importante e atual como o racismo. Ele também mostra para as mulheres negras que elas têm direito a ter produtos de qualidade e marcas que as representem, mesmo que durante toda a vida elas tenham escutado justamente o contrário.  

You May Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!