Las Chicas del Cable: o girl power da década de 20

by - 19:58

Las Chicas Del Cable – As Telefonistas   é uma série espanhola de 2017 produzida por Ramon Campos e distribuída pela Netflix. Nela é abordado a vida de quatro mulheres que buscam uma única coisa: serem livres. Em Madri, no final da década de vinte Alba/Lídia, Margo, Angeles e Carlota se conhecem em uma seleção para trabalhar como telefonistas na maior empresa de comunicação da Espanha.

A história é focada em Alba/Lídia, que foi acusada injustamente de assassinato e precisa roubar para se ver livre da cadeia. Angeles é esposa, mãe e dona de casa, inicialmente trabalha na empresa para ajudar financeiramente o marido, mas quando ele sobe de cargo e a obriga sair do emprego ela se vê dentro de um dilema entre agradar o esposo ou seguir o que realmente deseja. Carlota é uma mulher rica, filha de general, sempre viveu dentro de rígidas regras e isso fez com que ela odiasse qualquer convenção social, vê no emprego uma forma de se libertar das amarras do pai. Margo é uma jovem do interior, que apesar dos medos que envolvem morar na capital busca trabalho para ajudar financeiramente a avó.

É perceptível que elas são mulheres que nasceram e cresceram em contextos diferentes, mas que a partir de um coleguismo no trabalho se tornam grandes amigas e compartilham os segredos mais obscuros (como podemos ver na segunda temporada).  É uma série leve e divertida, por vezes carregada de um certo drama digno de novela mexicana, mas o essencial é seu ponto de vista 100% feminino, nela os homens são meros coadjuvantes.

É mostrado as dificuldades de viver dentro de uma sociedade machista e patriarcal, na qual as mulheres são limitadas a serem donas de casa ou secretarias. O telespectador sente intimamente a dor de cada personagem, se identifica e se projeta nelas. Muito além do machismo, também é abordado diversos temas atuais e de importante discussão, como transexualidade e lesbianismo. Nenhum personagem é deixado de lado e cada um tem sua história bem construída.

Sendo assim, Las Chicas Del Cable apesar de ser ambientada em 1928 consegue mostrar o poder do feminismo e nos contar como aquelas mulheres sofreram e abdicaram para que nós tivéssemos os direitos que temos hoje.  Em um período como este em que vivemos, onde o movimento feminista é a todo momento questionado e deslegitimado, é importante voltar as origens e compreender que toda mudança carrega em si perdas e conquistas.

You May Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!