Como lidar com a solidão

by - 22:49

Em uma tarde que me sentia muito só conversei com um amigo que cursa psicologia, passamos um bom tempo falando sobre a solidão e como ela é importante em certos momentos, apesar de ser vista com medo por muitas pessoas.
Achei interessante refletir mais sobre o tema e percebi que nos momentos em que me distanciava um pouco do mundo coisas aconteciam comigo. A primeira delas era que me conhecia mais, e o silêncio proporcionava novas ideias e análises. Me sentia mais independente; planejava metas importantes e me orgulhava de estar escutando minha voz interior. Li que a solidão diminui o estresse, a ansiedade como também, fortalece as relações; quanto mais nos entendermos e nos valorizarmos, mais somos capazes de entender e valorizar os outros. Antigamente a maior parte das mulheres não tinham esta percepção, por não serem motivadas: podemos ser felizes, realizadas e independentes ao mesmo tempo que desfrutamos da solidão!
Entretanto, às vezes sentir-se sozinho é resultado da mudança de cidade, país ou emprego, o término de um relacionamento ou a morte de alguém querido. Existe formas de superar o sentimento de abandono, desamparo e isolamento. A solidão não depende somente da quantidade de pessoas que estão ao nosso redor, podemos nos sentir sozinhos mesmo estando cercados de gente, por isso, ela pode não estar atrelada a falta de contato social e sim, de conexões íntimas. Quem está solteiro pode pensar que arrumando um namorado(a) nesse meio tempo será a solução, e não é. Não deixe de desenvolver suas habilidades sociais, mas tenha sempre um tempo no seu dia só seu, seja indo tomar um cafezinho, fazer compras, meditação, caminhada ou relaxar numa sexta a noite.
Separei uma lista que pode ser seguida em momentos de solidão
1. Pôr para tocar aquela playlist que se curte muito e cantar/dançar
2. Escrever para si
3. Assistir alguma série/filme/vídeo no YT que te recomendaram
4. Preparar ou pedir por Ifood sua comida preferida
5. Separar um tempo para se cuidar (unhas/cabelos, etc.)
6. Olhar o céu
7.Começar um diário
8. Desenhar
9. Ler aquele livro que foi locado/comprado recentemente por você
10. Estudar algo novo (idioma, por ex.)
Estar sozinhx às vezes pode parecer desafiador, mas conhecemos a liberdade mais de perto através desses momentos, que tal planejar um cinema ou viagem consigo mesmo? Garanto que será divertido e cheio de novas descobertas.
Créditos da ilustração: larapaulussen.tumblr

You May Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!