Mulheres que marcaram o mundo da Moda

Elas protagonizaram (e protagonizam!) muitas mudanças importantes e marcantes do mundo da moda. Ajudaram a popularizar algo, criaram, quebraram padrões, foram elas mesmas e conseguiram influenciar no universo fashion (e da beleza). Que tal uma lista só com mulheres poderosíssimas?

Cleópatra
Além de ter sido Faraó do Egito Antigo e uma grande estrategista, ela foi precursora de técnicas de maquiagem e intervenções estéticas utilizadas até hoje. Ela tomava banho de leite para hidratar o corpo, aplicava argila no rosto e usava aquela famosa maquiagem marcante nos olhos (que lembra o "olho de gatinho" muito usado atualmente), feita com pó de khol – uma substância de cor preta feita de minerais, carvão e cinzas.

Coco Chanel
 A estilista francesa revolucionou o modo de vestir feminino em uma época em que as mulheres sofriam com espartilhos apertados e volumosas saias. Ela que já foi cantora, teve sua própria linha de chapéus e, por volta dos 26 anos, abriu a sua primeira loja de roupas. Chanel trouxe para o vestuário feminino peças antes consideradas masculinas. Além disso, também foi responsável por aliar luxo a roupas simples e práticas: inventou a calça para mulheres e desenhou um dos primeiros vestidos “tubinho”. Quer mais? Ela foi a primeira estilista a lançar uma fragrância de perfume e inspirou o corte de cabelo super popular que leva o seu nome.

Mary Quant
Famosa por criar a minissaia na década de 1960, a estilista inglesa Mary Quant foi uma das primeiras mulheres a aparecer com as pernas à mostra. Os modelos de saias de 30 centímetros foram recebidos com muitos protestos, mas Mary não desistiu. Recentemente teve sua importância histórica reconhecida pela própria rainha Elizabeth II.

Zuzu Angel
Zuzu foi uma das mais importantes estilistas da história da moda no Brasil. Zuzu retratava a natureza brasileira em suas peças, com pedras nacionais, estampas de pássaros e inserindo em suas roupas materiais como conchas e bambus. Além disso, Zuzu era uma grande oponente da violência do governo militar, e passou anos denunciando as arbitrariedades da repressão até morrer em um acidente de carro suspeito em 1976.

Gisele Bündchen
Dispensa apresentações né? Gisele participou de seu primeiro desfile aos 14 anos e não parou mais. Por muitos anos, ela desfilou e posou para campanhas de grifes grandiosas, ajudando a colocar o Brasil no mapa da moda mundial. Há anos ela ocupa a primeira posição no ranking de top models mais bem pagas do mundo. A bicha é babadeira mesmo! E até hoje ela continua estrelando campanhas e posando para grandes marcas.

Naomi Campbell
Naomi Campbell é uma modelo britânica que, além cantora, foi a primeira mulher negra a aparecer na capa da edição inglesa da revista francesa Vogue e também na revista Time, da Inglaterra. Ela trabalhou com marcas bem famosas como Versace e Ralph Lauren. Além disso, Naomi também apoiou instituições sociais como a Unesco e a Cruz Vermelha da Somália.

Anna Wintour
 Anna Wintour é editora-chefe da edição norte-americana da revista Vogue, a mais importante e famosa publicação de moda do mundo. Anna é uma grande fashionista e muito respeitada na área, então ela acaba revelando muitas das tendências que mulheres do mundo todo vão usar. Tanta influência no mundo fashion fez a estilista alavancar a carreira de estilistas como Tom Ford, Marc Jacobs, Stella McCartney e John Galliano.

Ashley Graham
Ashley é uma das primeiras e mais famosas modelos plus-size do mundo. Com apenas 26 anos, ela foi a primeira a aparecer como “Swimsuit Issue” (modelo de biquíni com padrões ideais) na revista americana “Sports Illustrated”. Ter uma modelo como Ashley com tanto destaque é muito importante para representar as meninas que por muito tempo foram esquecidas e até mesmo desvalorizadas pela mídia.

Fontes: Blog do Méliuz e Estadão.

You May Also Like

1 comentários

  1. Adorei você ter citado a Cleopatra, além de ser uma rainha de verdade, hoje em dia é um ícone pop que poucos citam! Acho muito charmosa toda essa construção em volta dela e a mega referência que ela é para as makes. Realmente uma rainha!
    Amo a Ana W. <3 Apesar dela ser considerada uma dama de ferro, admiro muuuito o trabalho dela como editora, é impecável!
    Estou seguindo o blog pra ver mais posts como esse, amei <3

    https://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!